“Preservativo” USB Promete Proteger Dispositivos do Malware

Há ideias para tudo no que toca ao malware. Uma das últimas modas é criar malware nas portas USB públicas que permitem carregar dispositivos móveis. É verdade, há gente com imaginação muito fértil, e como não podemos deixar de ter o smartphone ou o tablet sem energia, é tentador colocar o cabo no buraquinho USB para carregar a bateria. Um descuido e o seu dispositivo poderá ficar infectado.

Para grandes males, grandes e inteligentes remédios. Um projecto crowdfunding quer criar um “preservativo” USB para proteger os dispositivos sempre que os liga em portas pouco, ou nada, fidedignas.

Para facilitar o acesso à energia, alguns locais públicos disponibilizam pontos de carregamento USB para dispositivos móveis. Estas portas estão a ser utilizadas para infectar os dispositivos com malware grotesco, isto é, imagine o que poderá acontecer quando a câmara do seu smartphone, o microfone, o armazenamento, as teclas ou os dados GPS passam a estar no controlo do “ladrão” que colocou este malware… Assustador, verdade?

Então, para quem usa e abusa destas soluções, até de cabos “armadilhados”, foi agora criado um dispositivo, uma espécie de preservativo electrónico que mais não é que um adaptador que estará entre o seu dispositivo e a porta USB de sistemas de terceiros.

Mas como funciona?

O “USBCondom” impede a troca acidental de dados quando o dispositivo está ligado a um computador ou estação de carregamento com um cabo USB. O preservativo USB vai actuar no corte dos pinos de dados no cabo USB e permite unicamente que sejam utilizados os pinos de alimentação para carregar o dispositivo. Desta forma este preservativo previne o chamado “juice jacking”.

A campanha de crowdfunding ultrapassou largamente os seus objectivos. Estas “camisinhas” custam apenas 10 dólares, mas quem comprar 100, o preço fica por 499 dólares, baixando para 4.99 dólares a unidade.

Este dispositivo foi criado por uma empresas de consultoria de segurança, a Xipiter, que já iniciou a produção do USBCondom e testou o produto num alargado leque de cenários, o que poderá dar boas indicações que o prometido seja devido.
Claro, tenha sempre muita atenção, cuidados e caldos de galinha… nunca são demais!

From: Pplware.sapo

Ricardo Galossi
Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário