Repare e Otimize Todos os Seus Bancos de Dados Com o Mysqlcheck

Pessoal segue abaixo a dica publicada pelo Marcos A.T. Silva no site Código Fonte.

Se você é um desenvolvedor web, administra um servidor ou até mesmo lida com sites que possuem bancos de dados MySQL, o comando abaixo pode ajudar bastante. Com ele, de uma vez só, você poderá analisar, otimizar e reparar todas as tabelas de todos os bancos de dados existentes no máquina.

Com o tempo e a utilização diária, as tabelas dos bancos de dados podem ficar fragmentadas. Grandes quantidades deupdates inserts, dentre outras operações, podem causar problemas, principalmente se a devida manutenção não for realizada. O banco de dados pode ficar lento, sobrecarregado, por exemplo.

Nestes casos podemos realizar a manutenção através do próprio phpMyAdmin, mas e se possuímos em um mesmo servidor (ou em vários), diversos bancos de dados MySQL? Dezenas, quem sabe, com uma quantidade enorme de tabelas, talvez? Nada mais fácil, rápido e simples, então, que utilizar o Mysqlcheck.

O Mysqlcheck é um comando para manutenção em tabelas. Ele pode ser utilizado de diversas maneiras, e somente funciona com o mysqld, ou seja, o servidor MySQL, rodando. Isto é uma grande vantagem, não é? Existem diversas opções que podem ser utilizadas com o Mysqlcheck, mas nesta dica iremos mostrar como analisar, reparar e otimizar todos os bancos de dados de um mesmo servidor, ao mesmo tempo.

Faça login como root em seu servidor e digite o seguinte comando:

mysql> mysqlcheck Aor

Repare que:

  • A = analyze (analisar)
  • o = optimize (otimizar)
  • r = repair (reparar)

Após a digitação do comando, basta aguardar. O processo poderá demorar mais ou menos tempo, dependendo da configuração da máquina, do tamanho e da quantidade de banco(s) de dados, etc. Procure também determinar previamente qual é o horário de menos “movimento” e realize o procedimento acima em tal horário, para evitar sobrecarga no servidor.

Obs: Lembrando que é muito importante realizar um backup extra antes de qualquer procedimento em seu banco.

Ricardo Galossi
Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário