Noticias

Operação Internacional Liberta 300 mil Computadores Windows de Rede de Malware

Dois software maliciosos, um que roubava dados bancários e outro que pedia resgates aos utilizadores, faturaram perto de 75 milhões de euros desde que estavam ativos. Esta foi uma das maiores operações contra o cibercrime.

istock_000015382653small

A Europol, a Agência Nacional do Crime do Reino Unido e o FBI participaram numa ação conjunta durante o fim de semana para tomar de assalto a botnet Gameover Zeus, uma das que tinha mais computadores afetados. Ao todo já foram libertados 300 mil computadores de um número de máquinas afetadas que pode ascender a um milhão de Pcs. 

Além da botnet, também o malware Cryptolocker terá sido desmantelado pelas autoridades. Para libertarem os computadores as três organizações terão ganhado o controlo dos servidores onde a rede operava, explica a Reuters

Além da “componente informática”, foi detida uma pessoa de nacionalidade russa, suspeito de ser um dos principais cabecilhas do esquema que nos últimos anos tem pirateado computadores e roubado os internautas. Entre as capacidades do Gameover Zeus, uma variante do Zeus, estava o desvio de dinheiro de transferências bancárias para contas dos criminosos. 

Estima-se que os dois software maliciosos terão conseguido roubar cerca de 100 milhões de dólares, o equivalente a 75 milhões de euros. O Cryptolocker funciona ao estilo ramsomware, pedindo um resgate aos utilizadores por um conjunto de dados que depois de roubados são encriptados, e só são devolvidos quando é pago o resgate. 

O desmantelamento da rede contou ainda com o apoio de várias empresas tecnológicas como a Intel, Microsoft, F-Secure, Symantec e Trend Micro. 

Recentemente outro esforço conjunto entre autoridades de vários países tinham levado à detenção de dezenas de suspeitos de crimes informáticos. Foram ainda arrestados 1.100 dispositivos de armazenamento que podem conter provas da rede de malware Blackshades. 

Fonte: Sapo

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário