Noticias

Alteração no registro prolonga suporte ao Windows XP

Este é o tipo de dica para quem está desesperado: uma alteração no Registro do Windows XP que convence o Windows Update a continuar servindo atualizações para o sistema que foi descontinuado em Abril passado.

windows-xp-sp2

Por múltiplas razões de segurança, a melhor solução é trocar o seu sistema operacional para uma versão mais moderna do Windows ou mesmo experimentar o Linux. Entretanto, se não é possível de nenhuma forma realizar a migração agora, continue lendo.

Para alterar o Registro, crie um arquivo de texto com o seguinte conteúdo:

  1. WindowsRegistryEditorVersion5.00
  2. [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\WPA\PosReady]
  3. “Installed”=dword:00000001

Salve o arquivo com a extensão .reg e dê um duplo-clique nele para inserir os valores acima no Registro. E pronto. Teoricamente, seu Windows XP deverá ser apto a receber atualizações até 2019, bastando rodar o Windows Update. É tempo de sobra para que você finalmente aposente o sistema operacional de 2001.

Como funciona? A linha adicionada ao Registro do sistema identifica sua versão do Windows XP como uma versão PosReady, utilizada em sistemas embarcados, como caixas eletrônicos e outros. Estes sistemas continuarão recebendo atualizações de segurança oficiais da Microsoft gratuitamente até 2019.

Não é o melhor dos mundos. Primeiro, porque esta não é exatamente a mesma versão que você tem rodando no seu desktop e podem surgir conflitos. Segundo, está disponível apenas para o Windows XP 32bits (há um hack para versões 64bits, mas é mais complexo). E terceiro, é bem possível que a Microsoft crie um novo método de identificação para incentivar (com razão) a migração do Windows XP e o truque pare de funcionar.

Fonte: CódigoFonte

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário