Endereço IP do Planalto é Usado Para Alterar Perfil no Wikipedia

Os perfis de Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão foram alterados na Wikipedia por um computador utilizando o endereço IP do Palácio do Planalto. A alteração no perfil inclui críticas e dados não verídicos. O Planalto por sua vez diz que a alteração foi realizada a partir de um endereço IP cujo saem as conexões Wi-Fi e que portanto não é possível identificar quem realizou essas alterações.

Detalhes da Notícia

O endereço IP identificado, 200.181.15.10, definitivamente remete ao Palácio do Planalto. Basta fazer uma simples consulta utilizando o Whois. Apesar de se saber a origem da alteração não da pra saber como esse endereço é utilizado pelo Palácio e se a “desculpa” dada por eles é realmente verídica. Em redes que utilizam endereço IPv4 é necessário a utilização de NAT para acesso a internet, isso quer dizer que “todos” usuários dessa rede compartilham o mesmo endereço “real” na internet.

Ou seja, endereço IP não é “documento” nem “identidade”. Sozinho, ele não identifica necessariamente um computador, muito menos uma pessoa. O Palácio do Planalto assim como qualquer organização, deve manter os registros de acesso da rede interna. De acordo com o Marco Civil da Internet, os administradores devem manter por pelo menos 1 ano os registros de conexão que identificam quem estava conectado em um determinado momento na rede.

Opinião Particular

Como sempre acontece, esse vai ser mais um caso que “não vai dar em nada”. Na minha opinião acesso livre a redes sem fio disponibilizadas pelo governo deveriam ter sistemas mais rígidos de identificação do usuário. Não sou contra a inclusão digital e muito menos contra o anonimato na internet, mas a organização que oferece esse recurso precisa ter um controle maior em saber quem realmente usa sua rede e estar prevenida contra esse tipo de situação 

Defensores dessa situação apontam que o uso de Wi-Fi não é a única maneira de se conseguir anonimato na internet (o que é verdade) e que o direito ao anonimato é necessário para uma liberdade de expressão verdadeira na internet

Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

2 comentários em “Endereço IP do Planalto é Usado Para Alterar Perfil no Wikipedia

  • 11 de agosto de 2014 em 8:34 pm
    Permalink

    Pelo amor,
    no Planalto Central uma piada assim ? que administradores são esses ? tá feio hein Brasil

    Resposta
    • 11 de agosto de 2014 em 8:47 pm
      Permalink

      Acho que no mínimo eles teriam que ter os dados da máquina que utilizou o IP, mas governo é assim mesmo…

      Resposta

Deixe seu comentário