Noticias

Hackers atacam sistema de emails do Itamaraty

Os sistemas de emails e leitura de documentos do Itamaraty estão sofrendo ataques de hackers desde a semana passada e foram retirados do ar para evitar novos acessos indevidos. De acordo com o Itamaraty, malwares que chegaram por email foram instalados acidentalmente nos sistemas, permitindo o acesso a informações pessoais.

itamaraty-600x347

O Itamaraty não diz se houve acesso a documentos sigilosos. A Folha de S.Paulo afirma que os hackers conseguiram atacar o Intradocs, um sistema interno de leitura de documentos. Isso permitiu que fossem vazados textos preparatórios da visita do vice-presidente Joe Biden ao Brasil durante a Copa do Mundo e o resumo da participação brasileira em uma cúpula de segurança nuclear, que aconteceu em março na Holanda.

O ataque ocorreu a partir de emails falsos enviados aos endereços @itamaraty.gov.br. Essas mensagens, que foram abertas por alguns diplomatas, possuíam anexos maliciosos que, quando executados, capturavam a senha do email. O Itamaraty pediu, na semana passada, que todos os funcionários alterassem suas senhas, mas o ataque hacker continuou.

Ainda não se sabe a quantidade de servidores afetados, nem que tipo de dados foram acessados. O ataque está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Fonte: Tecblog

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário