Hacker pede dinheiro para desbloquear Macs e iPhones

O ramsonware é uma espécie de malware que só a troco de dinheiro desbloqueia um dispositivo. O caso da Austrália, todavia, parece ser mais um problema de contas de iCloud acedidas ilegalmente do que propriamente um malware.

2014-05-27-1401177074044

Slashgear indica que vários utilizadores estão a descobrir que não conseguem aceder aos seus Macs e dispositivos iOS. Apesar de não se saber o número exato de pessoas afetadas, as queixas chegam de todos os cantos daquele país continente. Todos exibem o mesmo comportamento: uma mensagem a indicar que o dispositivo foi bloqueado por Oleg Pliss e que têm de pagar entre 50 a 100 dólares através do PayPal para o hacker desbloquear o dispositivo.

O bloqueio parece ser conseguido através da funcionalidade Find My Phone, que permite bloquear dispositivos iOS e computadores Mac usando a conta iCloud. Há relatos de utilizadores que conseguiram contornar o problema introduzindo o seu PIN no dispositivo.

Slashgear menciona um perito em segurança que indica que este problema em concreto poderá estar relacionado com um anterior roubo de bases de dados. As passwords mais fracas, juntamente com a utilização da mesma senha em vários sites, poderá estar na origem do problema. 

Fonte: ExameInformatica

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário