Facebook e Yahoo Criam Protocolo Que Evita “Roubo” de Contas a Partir de Emails Reciclados

Talvez você se lembre que, no ano passado, o Yahoo causou polêmica ao liberar nomes de logins inativos para outros usuários. O problema é que este procedimento pode fazer donos de endereços reciclados acessarem contas dos antigos usuários em outros serviços. Em parceria com o Facebook, o Yahoo conseguiu oficializar a solução: o RRVS (Require-Recipient-Valid-Since), uma extensão do protocolo SMTP.

Para que você possa entender melhor, imagine que Fulano se cadastrou no Facebook com o email “fulano@yahoo.com”. Esta conta ficou muito tempo inativa e o Yahoo acabou liberando-a para outro usuário. O problema é que, certo dia, Fulano esqueceu a sua senha do Facebook e utilizou a opção “lembrar por email”. O que aconteceu? A mensagem para resetar a senha foi enviada para o novo dono do endereço “fulano@yahoo.com”.

As chances de um problema como este acontecer são remotas, mas todo risco é um risco. É por isso que Yahoo e Facebook (a ideia partiu deste último, na verdade) criaram o RRVS. Basicamente, esta extensão insere dados no cabeçalho dos emails para que os sistemas possam determinar a última vez que o endereço foi utilizado para alguma ação.

Com o RRVS, o Yahoo Mail recebe o email de lembrete ou reset de senha, verifica se a data da última ação daquele endereço é anterior à entrega do login ao novo dono e, caso positivo, não envia a mensagem e notifica o serviço emissor – o Facebook, no caso do Fulano. Assim, a rede social tentará outra forma de contato com o usuário.

O RRVS teve a sua proposta apresentada no ano passado, mas só agora foi publicado como um padrão pela Internet Engineering Task Force. Com isso, outras empresas também poderão utilizá-lo.

Se a adesão será significativa, é difícil saber, mas há potencial. A Microsoft, por exemplo, também costuma liberar logins inativos e pode se interessar. Além disso, a implementação do RRVS não é, a princípio, uma tarefa dispendiosa.

Enquanto isso, a novidade vale apenas para o Yahoo Mail e o Facebook.

Fonte: Tecnoblog.net

Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário