Leitor de Dedo Lê Para Você Em Voz Alta
Pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, apresentaram o protótipo de um equipamento capaz de ler e vocalizar um texto em tempo real. Para isso, basta ir correndo o dedo por baixo da linha que se deseja ler e o aparelho, com o formato de um anel, lê para você.
Roy Shilkrot, um dos criadores do FingerReader (leitor de dedo, em tradução livre), afirma que sua utilização mais natural será no auxílio a pessoas com baixa visão. Uma pequena câmera filma o texto e o FingerReader usa um programa de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para transformar as imagens em palavras. Então, um sintetizador de voz vocaliza o texto.
Shilkrot afirma que é simples incorporar um sistema de tradução automática, o que permitiria ler também textos em idiomas que a pessoa não domina, mas isto ainda está nos planos para o futuro. A eficiência da leitura é muito boa para textos em inglês, o único idioma para o qual o protótipo foi preparado, apesar do som “quebrado” das palavras, sem uma fluidez para as frases. Além de livros impressos, o aparelho lê textos na tela de leitores eletrônicos.
OCR em tempo real
O aparelho foi rapidamente construído usando uma impressora 3D, mas o pesquisador contou que codificar os programas levou três anos, o que incluiu aprimorar o software com a ajuda de voluntários.
Shilkrot ressalta que, embora já existam equipamentos de reconhecimento óptico de caracteres à venda no mercado, nenhum deles faz a leitura em tempo real. A equipe do MIT Media Lab pretende comercializar o aparelho, mas ainda não estabeleceu nenhuma parceria com a indústria.
Um aprimoramento desejável em direção a um produto comercial seria a conexão sem fios do aparelho ao computador – o FingerReader propriamente dito apenas registra as imagens; tudo o mais é feito no computador.
Publicado anteriormente em Inovação Tecnológica
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 6 - 4 de junho de 2018
- Metasploit Framework de cabo a rabo – Parte 5 - 28 de maio de 2018
- CEH – Scanning Networks – Parte 2 - 24 de maio de 2018