Artigos

Atualize Seus Sistemas, Aplicações, Plugins…

Faz algumas semanas que publiquei um pedido de atenção para galera que faz uso do pluguin MailPoet, fazendo referência a uma falha que permitia a realização de upload de arquivos PHP, tal falha foi alertada pelo pessoal da sucurilabs e assim como blogs parceiros diversos outros sites publicaram algum tipo de alerta sobre o assunto.mailpoet

Semanas depois as notícias eram outras, manchetes do tipo, “Falha em plug-in do WordPress compromete mais de 50 mil sites” e por ai em diante. Como a situação vai de mal a pior só cresce o número de vítimas, o pessoal da MailPoet resolveu fazer “beicinho” com a galera da sucirilabs e questionar sobre a divulgação da vulnerabilidade.

Obs: não estou levantando a bandeira em prol da empresa Sucuri, até mesmo porque eles não precisam disso, apenas estou pegando um “gancho” no assunto.

Bem vamos aos fatos, a vulnerabilidade foi divulgada pelo sucurilabs no dia 01 de julho, quando a equipe do MailPoet já tinha realizado o updated do plug-in para o WP.org, o modulo do MetaSploit para exploração da vulnerabilidade só foi liberado no dia 07 de julho, e ainda segundo o pessoal da sucurilabs a equipe do MailPoet foi notificada no dia 16 de junho, ou seja até onde posso notar o pessoal do sucurilabs só contribuiu com a comunidade.

Obs: Não foi divulgado detalhes técnicos ou formas de se explorar a falha.

Finalmente o ponto que quero levantar é, se existe algum culpado nessa história são os Usuários, administradores, mantedores de sites e etc… Cara, não precisa ser um profissional de Segurança da informação para saber que se deve manter seus sistemas, aplicações, plugins devidamente atualizados.

Não é uma tarefa que exige um conhecimento profundo muito menos um grande analise, em alguns casos basta clicar no botão de atualizar e pronto; “há mas eu não vi essa notícia”, primeiro se você é profissional de TI seja da área que for, suporte, redes, desenvolvimento, segurança etc… normalmente a primeira atividade do dia é dá uma olhada nas últimas notícias da mídia especializada, ou seja, isso de que eu não sabia não cola.

Se você é apenas um usuário que se aventurou pelo mundo wordpress, também não tem problema porque o wordpress, por exemplo, tem um recurso que é quase um “dom” sobrenatural, quando alguma atualização sai ele coloca um “bola” vermelha na “tag” atualizações dizendo a quantidade de atualizações que seu site está precisando, e eu não sei se você sabe, mas qualquer coisa em vermelho merece atenção amigo, dai com apenas dois ou três cliques você atualiza seu sistema.

Então fica ai a dica mesmo que você não seja um profissional de segurança você pode contribuir diretamente com ela, mantenha seus serviços devidamente atualizados, se informe, tenha amor pelo trabalho que você faz. Fica ai meus dois centavos sobre o assunto abraços e até a próxima.

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário