Snowden diz ter enviado ao governo brasileiro pedido formal de asilo

O ex-analista da CIA Edward Snowden, temporariamente exilado na Rússia, disse neste domingo (1º) em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que pediu asilo ao Brasil e que gostaria de viver no país. Veja o trecho em que ele fala do Brasil:

Edward-Snowden01

Fantástico: O que vai acontecer quando seu asilo temporário aqui vencer?
Snowden: Essa pergunta é difícil. Eu não tenho resposta. Meu asilo vence aqui (na Rússia) no começo de agosto. E se o Brasil me oferecer asilo, eu ficarei feliz em aceitar.
Fantástico: Você gostaria de viver no Brasil?
Snowden: Eu adoraria morar no Brasil. De fato, eu já pedi asilo ao governo brasileiro.
Fantástico: Então você mandou um pedido?
Snowden: Sim. Quando eu estava no aeroporto (de Moscou), mandei um pedido a vários países. O Brasil foi um deles. Foi um pedido formal.

O Brasil Post enviou e-mail ao Ministério da Justiça nesta segunda-feira solicitando informações sobre o pedido de asilo de Snowden. Até agora não há confirmação oficial sobre o recebimento do pedido e se ele está sendo analisado.

Funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Snowden ficou mundialmente famoso após divulgar uma série de documentos secretos que mostra que o governo norte-americano monitora comunicações pela internet e por telefone no mundo inteiro, inclusive de governos considerados amigos, como Brasil e Alemanha. A própria presidente Dilma Rousseff e a Petrobras teriam sido alvo de espionagem, segundo os documentos revelados por Snowden.

Snowden entregou boa parte desses documentos ao jornalista Glen Greenwald, que trabalhava para o jornal inglês The Guardian e vive no Rio de Janeiro, com seu companheiro David Miranda. Há alguns meses, Miranda foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, quando fazia escala no Reino Unido. Seu notebook foi apreendido e Miranda foi questionado por várias horas. Greenwald acaba de lançar um livro em que conta como conheceu Snowden e começaram a trabalhar juntos.

O governo dos EUA acusa Snowden de espionagem e traição e pretende julgá-lo por esses crimes. Para escapar da prisão e de um julgamento que ele teme que não seria justo, Snowden pretendia pedir asilo no Equador, mas seu passaporte foi cancelado pelos EUA e ele acabou ficando mais de 40 dias refugiado numa área de trânsito no aeroporto de Moscou. Após várias semanas de impasse, ele conseguiu autorização para permanecer na Rússia, mas, segundo disse ao Fantástico, o asilo temporário no país termina no começo de agosto.

Veja a entrevista completa de Edward Snowden ao Fantástico.

Fonte: InfoAbril

Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário