Backup e Restore no MySQL utilizando MySQLDump

Pessoal segue abaixo a dica publicada pelo Gabriel Fróes no site Código Fonte.

Se você utiliza o MySQL em seus projetos, você precisa conhecer o mysqldump para fazer backup de seus databases.

mysql_logo

O comando mysqldump cria um arquivo *.sql contendo clásulas DROP table, CREATE table, and INSERT into. A partir do arquivo *.sql é possível restaurar toda sua base de dados, estrutura e dados. Para restaurar utilizamos o comando mysql.

Nossa intenção nessa dica é somente mostrar de forma simples como fazer backup e restore de uma base de dados incluindo todas as tabelas. Existem dezenas de parâmetros que podem ser utilizados para outras situações porém em 90% dos casos a solução abaixo é o suficiente.

 

Como fazer Backup de um Database no MySQL

Veja um exemplo de como fazer bakcup com somente um comando. 

# mysqldump -u root -p meu-database > meu-arquivo-dump.sql

 

Como fazer Restore de um Database no MySQL

Para restaurar a base, basta agora utilizar o comando mysql.

# mysql -u root -p

mysql> create database meudatabase;
Query OK,1 row affected (0.02 sec)

# mysql -u root -p meu-database < meu-arquivo-dump.sql

Se o database já existir basta executar o último comando. Essa dica é a mais básica para fazer backup e restore do seu database no MySQL. Espero que ajude.

Ricardo Galossi
Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário