ArtigosServiços de Rede

Instando o WordPress do Zero Passo-a-Passo

Pessoal nesse post iremos abordar um pouco sobre WordPress, vou falar um pouco sobre ele e abordar sua instalação passo a passo, mais pra frente vou voltar com esse tema um pouco mais a fundo. Para quem não conhece e/ou nunca ouviu falar sobre WordPress segue uma breve explicação:

“WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais. ”

“O WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdo. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito. ”

“O WordPress é utilizado também como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP”

Fonte: wikipedia.org

Agora que conhecemos essa maravilhosa ferramenta iremos instalar e começar a usar, qualquer um pode criar seu blog com o WordPress, não é preciso ter conhecimentos técnicos muito avançado, sabendo o basicão você vai conseguir.

Ambiente do Lab

O sistema operacional que estou utilizando é um Ubuntu Server 12.04, você pode ficar à vontade para usar o SO e/ou a distro que você preferir.

Obs: Caso você esteja utilizando uma distro diferente os comandos, pacotes e/ou caminhos podem ser diferentes.

Para começar iremos instalar os pacotes necessários para rodar nosso WordPress, no seu terminal execute:

# apt-get install apache2 apache2-utils php5 libapache2-mod-php5 php5-mysql mysql-server

Durante o precesso de instalação terá que definir a senha de root do mysql, quando a instalação terminal iremos entrar no MySql e criar o banco para o nosso WordPress, para acessar faça:

# mysql -u root -p

Depois crie a base de dados com o comando abaixo, no caso coloquei o nome wordpress, você pode ficar à vontade para escolher o seu:

mysql> CREATE DATABASE wordpress;

Agora defina as permissões para o usuário e a senha do “rapaz”, estou utilizando o usuário joao e senha popai, mais uma vez mude os nomes de seu gosto:

mysql> GRANT ALL PRIVILEGES ON wordpress.* TO 'joao'@'localhost' IDENTIFIED BY 'popai';

Execute esse comando para atualizar as permissões:

mysql> FLUSH PRIVILEGES;

Saia:

mysql> EXIT

Depois de configurar nosso MySql é hora de partir para o WordPress propriamente dito, vamos acessar o diretório raiz do apache e baixar o wordpress:

# cd /var/www/

# wget http://wordpress.org/latest.tar.gz

Agora descompacte o arquivo:

# tar -xzvf latest.tar.gz

Depois mude as permissões do diretório e reinicie o apache:

# chown -R www-data:www-data wordpress/

# service apache2 restart

Nosso WordPress está quase pronto, vamos abrir o browser e acessar nosso servidor:

http://o-ip-do-servidor/wordpress/

Você irá ver a seguinte tela, clique em create a configuration file:

1

Agora clique em Let’s go:

2

Preencha os campos abaixo de acordo com o que você fez no MySql, coloque o nome do banco usuário, senha, endereço do BD, no caso localhost mesmo e depois o prefixo das tabelas, coloque algo diferente do padrão, depois clique em Submit:

3

Clique em Run the Install:

4

Nos campos abaixo preencha o título do site, usuário, senha e email, depois clique em Install WordPress:

5

Clique em Login:

6

Agora e só logar e começar utilizar essa ferramenta maravilhosa, nos próximos posts vou mostrar como utilizar o WordPress em detalhes, trocar temas, menus, plug-ins e etc.. Bem galera é isso ai até a próxima.

 

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário