Criptografia quântica implementada em rede óptica real

Foi realizado com sucesso o primeiro teste de criptografia quântica usando uma rede de fibras ópticas “viva”. Ao contrário dos testes anteriores, feitos em condições controladas de laboratório, o novo teste foi realizado em uma rede óptica operacional no Reino Unido. A demonstração da praticidade da criptografia quântica em condições reais foi obtida por pesquisadores do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido em colaboração com as empresas Toshiba, BT e ADVA.

Distribuição de chaves quânticas

A tecnologia QKD (Quantum Key Distribution, ou distribuição de chaves quânticas) representa uma nova fronteira da segurança da informação, na qual, além da segurança dos dados, é possível saber se alguém está tentando espioná-los, mesmo sem saber a chave para decifrá-los. A QKD compartilha uma chave entre dois usuários que é totalmente segura graças às leis da mecânica quântica.

Qualquer tentativa de interceptar as chaves pode ser identificada porque a leitura dos estados quânticos introduz anomalias que podem ser detectadas – nesse caso, a transação pode ser abortada e uma nova chave enviada automaticamente.

Neste teste real, foi utilizada uma única fibra óptica. Isto é significativo porque tanto os dados quanto a chave de segurança podem usar a mesma rota – até agora, eram necessárias duas ou três fibras para garantir uma conexão segura. Há poucos dias, outro grupo também do Reino Unido anunciou uma tecnologia que poderá viabilizar o uso da criptografia quântica em telefones celulares.

Fonte: Inovação Tecnológica

Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário