ArtigosPopularesServiços de Rede

Zimbra Administration – Parte 1

Olá pessoal, hoje irei começar a explicar as configurações do Zimbra, ou seja, todas as funcionalidades disponíveis do painel de administração. Para aqueles que não viram o primeiro post sobre o Zimbra, confira http://www.guiadoti.com/2015/09/zimbra-collaboration-open-source-edition-8-6-0-instalacao-passo-a-passo antes de prosseguir com esse artigo.

Nesse artigo irei me restringir apenas a criação de contas de e-mail e um pequeno overview de todas funcionalidades disponíveis desse processo. A partir daqui irei assumir que vocês  seguiram o primeiro artigo e já possuem o Zimbra instalado no servidor.

Criando a Caixa de E-mail

Acesse o painel de administração do Zimbra através do endereço https://seu_domínio.com.br:7071. Assim que você logar no painel do Zimbra, será apresentada a tela como mostrado abaixo. Depois você deve clicar em gerenciar.

1

Essa é a área do sistema em que podemos administrar todas as contas de e-mail do nosso servidor, é uma área na qual estaremos constantemente acessando. O próximo passo é clicar no ícone de engrenagem ao lado do menu ajuda como é mostrado na imagem abaixo.

2

Guia “Informações Gerais”

O “wizard” de criação de contas de e-mail é bastante simples e muito intuitivo. Normalmente nas empresas, as contas de e-mail são criadas com a seguinte política “nome.sobrenome” ou “letrainicial.sobrenome”, entre outras; iremos utilizar a primeira maneira. A sessão “Nome da Conta” é bem intuitiva e por isso não vejo necessidade de explicar nada sobre ela.

3

Opções bem interessantes são as de status da conta, que fica na sessão “Configuração da conta”. Aqui vc pode definir se uma conta está ativa, fechada, bloqueada, pendente ou em manutenção. Outra opção interessante da mesma sessão é a de “Administrador global”, que define se um usuário terá privilégios administrativo para gerenciar outras contas.

A sessão “Senha” não tem muito o que mostrar também, somente a opção “É preciso alterar a senha”, que força o usuário a trocar a senha assim que faz login na conta de e-mail. Clique em “Próximo” para exibir o próximo passo do “wizard”.

Guia “Informações do contato”

Na guia “Informações do contato” podemos preencher as opções disponíveis com as informações do usuário, como telefone, cargo, endereço e etc. Entretanto essas informações são opcionais, mas bastante úteis para localizar a origem das contas.

Guia “Membro de”

A guia “Membro de” determina as listas de distribuição na qual a conta de e-mail pertence, iremos pular ela por enquanto, não é relevante para nós.

Guia “Recursos”

A guia “Recursos” é bem interessante, aqui podemos visualizar e determinar quais recursos do Zimbra a conta de e-mail tem acesso, desde recursos básicos como contato a recursos avançados como acesso a IMAP ou POP3. Vale a pena ler com calma cada opção.

Guia “Preferencias”

Em seguida temos a guia “Preferencias”, aqui ajustamos diversas opções, desde visualização de mensagens, idioma, checagem de recebimento de e-mails, fuso horário e etc. Assim como a guia “recursos”, ela é bem extensa e merece ser analisada com calma.

Guia “Nomes alternativos”

A guia “Nomes alternativos” serve para criar “aliases” para a conta de e-mail, caso um remetente mande mensagem para outro endereço de e-mail que não seja o correto, mas esteja configurado nessa guia a mensagem de e-mail irá ser recebida normalmente.

Guia “Encaminhamento”

Na guia “Encaminhamento” podemos configurar um endereço para encaminhar todas as mensagens que forem recebidas nessa conta. Não iremos explorar essa funcionalidade agora. Também não iremos abordar a guia “Interoperação livre/ocupado”, não é primordial para nós agora 🙂

Guia “Temas”

Já na guia “Temas” podemos restringir quais os temas disponíveis para o usuário, ou seja, quais temas ele poderá utilizar em seu web mail.

Guia “Zimlets”

A guia “Zimlets” permite restringir quais os zimlets (um tipo de plugin para o Zimbra) que o usuário tem acesso, podemos também obrigar a utilização de algum deles caso seja necessário.

Guia “Avançado”

Finalmente, na guia “Avançado” podemos alterar as configurações mais avançadas da conta, como por exemplo limite de destinatários, cota da conta, complexabilidade da senha, bloqueio de conta e etc. Recomendo analisar cada opção disponível nessa guia. Depois de todo esse trabalho podemos clicar em “Concluir” e usufruir das funcionalidades da conta.

4

Bem pessoal é isso ai, espero que ajude a todos. Em breve irei postar novos artigos mostrando configurações mais avançadas no Zimbra e também o processo de hardening. Não esqueçam de curtir nossas páginas nas redes sociais, Facebook, G+ e seguir o Guia do Ti no Twitter. Compartilhem e comentem esse artigo, isso é muito importante para divulgação do nosso trabalho.

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

3 thoughts on “Zimbra Administration – Parte 1

  • Ewerton Silva

    Muito bom!
    Quando sai o Parte 2?

    Resposta
    • Ricardo Galossi

      Assim que possível Ewerton!!

      Resposta
  • Rodrigo Carvalho

    Ricardo, existe um limite de contas de email que podemos criar no zimbra open source?

    Resposta

Deixe seu comentário