Outdoors com Projeção 3D a Laser – Durante o Dia

A imagem acima ainda é meramente ilustrativa, mas poderá se tornar real até o ano que vem. Pelo menos esta é a promessa de engenheiros austríacos, que criaram uma técnica que permite projetar imagens 3D em outdoors e outras telas de grandes formatos, sem que os espectadores precisem usar óculos especiais.

Mais do que isso, tudo deverá funcionar ao ar livre e à luz do dia. O novo sistema de projeção usa feixes de laser para enviar imagens diferentes para direções diferentes. Isto significa que duas imagens diferentes podem ser enviadas, uma para cada olho, criando a sensação de tridimensionalidade sem a necessidade de óculos especiais.

Cada pixel 3D – a equipe chama cada um deles de trixel – é formado por seu próprio feixe de laser, disparado sobre um espelho móvel, que se incumbe de dirigir a luz para o ponto desejado.

Mercado a vista

Jorg Reitterer e seus colegas da Universidade de Viena já construíram um protótipo, que funcionou tão bem que encorajou a equipe a criar sua própria empresa – a TriLite Technologies – para comercializar a tecnologia.

Eles estimam que os primeiros equipamentos cheguem ao mercado em 2016 – ainda que seu protótipo tenha apenas a modesta resolução de 5 x 3 pixels.

“Nós estamos criando um segundo protótipo que irá apresentar imagens coloridas com uma resolução mais alta. Mas o ponto crucial é que os pixels individuais de laser funcionam. Escaloná-los para uma tela com muitos pixels não é um problema,” garante Reitterer.

Projeção a laser

O espelho de cada trixel dirige os feixes de laser de um lado para o outro. Enquanto isso, a intensidade do laser é ajustada em tempo real para enviar imagens diferentes para diferentes posições.

Para experimentar o efeito 3D, a pessoa deve estar a uma distância específica da tela – se ficar longe demais, ela só verá uma imagem 2D normal. Os pesquisadores afirmam que a distância de visualização tridimensional pode ser ajustada para as condições locais de cada tela.

Reitterer garante que as imagens produzidas por sua tela de projeção a laser são extremamente vívidas, muito superiores às de uma tela de cinema, o que permitirá que a tecnologia seja usada ao ar livre durante o dia.

Vamos aguardar pra ver essa novidade nas ruas. Pena que aqui no Brasil isso vai demorar MUUUUIIITO pra chegar. A cada notícia dessa que vejo me sinto mais perto daquele futuro que víamos nos filmes quando eramos crianças.

From: Inovação Tecnológica

Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário