Como Instalar o Nessus Vulnerability Scanner 5.2.7 no Windows

Pessoal hoje irei mostrar o passo-a-passo da instalação do Nessus Vulnerability Scanner. o Nessus é um scanner de segurança de rede poderoso e fácil de usar, com um banco de dados de plugins abrangente e atualizado diariamente. Atualmente, é considerado um dos  principais produtos do seu gênero em todo o setor de segurança e conta com o apoio de  organizações profissionais de segurança da informação, como o Instituto SANS.

O Nessus Vulnerability Scanner também permite verificar especificações de conformidade, violações de políticas de conteúdo e outras anomalias em um computador local ou remoto.

Nessus-logo

Explicação Teórica Sobre o Nessus Vulnerability Scanner

O Nessus Vulnerability Scanner é um programa de verificação de falhas/vulnerabilidades de segurança. Ele é composto por um cliente e servidor, sendo que o scan propriamente dito é feito pelo servidor. O nessusd (servidor Nessus) faz um port scan ao computador alvo, depois disso vários scripts (escritos em NASL, Nessus Attack Scripting Language) ligam-se a cada porta aberta para verificar problemas de segurança. O Nessus Vulnerability Scanner ajuda a identificar e resolver estes problemas antes que alguém tire vantagem destes com propósitos maliciosos.
Fonte: Wikipedia

Como Obter o Código de Ativação 

Antes de qualquer coisa precisamos nos registrar no site da Tenable para receber o código de ativação, para isso acesso: Registre-se na Tanable. Depois de se registrar você receberá um email da Tebable com o código de ativação do Nessus Vulnerability Scanner. 

Download do Nesseus Vulnerability Scanner

Agora que você já se registrou e esta com seu código de ativação em mãos é hora de fazer o download e começar a instalação. Para fazer o download do Nessus Vulnerability Scanner acesse: Download do Nessus Vulnerability Scanner. Selecione o tipo de sistema operacional desejado, em nosso caso iremos baixar a versão para Windows 7 32 Bits. Quando fizer o download aceite o termo de licença.

Instalação Passo-a-Passo

Agora execute o arquivo de instalação que você baixou. A instalação para o Windows é o de sempre “Next – Next – Install” então só vou colocar as imagens abaixo para quem quiser tirar alguma dúvida.

Depois de clicar em Finish na última tela seu browser irá abrir automaticamente com a tela do Nessus Vulnerability Scanner solicitando uma conexão HTTPS, depois clique em Get Started, faça como nas imagens a seguir.

Agora crie um usuário e defina a senha, depois clique em Next.

Na próxima tela você ira colocar o código que você recebeu no email e depois clicar em next.

 Depois que o código for validado você irá clicar em Download Plugins para iniciar o download dos plugins, dependendo da velocidade da sua internet esse passo pode demorar um pouco.

 

Depois você ira logar com o usuário e senha que você definiu anteriormente e acessar a página inicial do Nessus Vulnerability Scanner.

Conclusão

Bem pessoal, agora seu Nessus Vulnerability Scanner esta pronto para ser usado, mas isso vai ficar para os próximos posts, mas vou deixar aqui o manual oficial da Tenable da versão 5 do Nessus Vulnerability Scanner, acesse: Manual Nessus 5. Espero que tenho curtido, não esqueçam de curtir nossas páginas nas redes sociais e compartilhar nosso posts.

Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Artigos Relacionados

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário