Noticias

Protocolo HTTPA Vai Lhe Contar Quem Está Usando Seus Dados

Recentemente, os internautas foram pegos de surpresa com adescoberta de uma falha no OpennSSL, o software que dá segurança ao protocolo HTTPS. Isto sem contar a espionagem de estado, patrocinada sobretudo pela NSA norte-americana.

Para evitar problemas futuros desse tipo, cientistas da computação do MIT, nos Estados Unidos, estão propondo a criação de um novo protocolo com um nível adicional de segurança.

O HTTPA – HTTP com responsabilização, ou prestação de contas (Hypertext Transfer Protocol with Accountability) – deverá monitorar automaticamente a transmissão de dados privados, permitindo que o proprietário dos dados saiba como eles estão sendo usados.

Oshani Seneviratne e Lalana Kagal, as criadoras do novo protocolo, trabalham no laboratório chefiado por ninguém menos do que Tim Berners-Lee, considerado o “Pai da Web”. Berners-Lee dirige também o W3C (World Wide Web Consortium), a entidade que supervisiona o desenvolvimento de protocolos como o HTTP, XML e CSS.

Seneviratne e Kagal demonstraram o conceito do HTTPA em uma aplicação para compartilhamento de registros médicos de pacientes, implementada naPlanetLab, a rede que é considerada o laboratório da Internet.

HTTPA

No novo protocolo, cada informação privada recebe seu próprio URI (Uniform Resource Identifier), um componente-chave da Web Semântica, um novo conjunto de tecnologias, preconizadas pelo W3C, que converteria a Web de uma coleção de arquivos de texto em um gigantesco banco de dados.

O controle de acesso aos servidores onde estão armazenados os dados privativos não sofreria modificações, sendo feito por meio de senhas e criptografia. Mas cada vez que o servidor transmitir um dado sensível, ele deverá enviar também uma descrição das restrições à utilização desse dado.

A transação é então registrada em log, utilizando apenas a URI, em uma rede criptografada de servidores dedicados unicamente a essa tarefa. A proposta das pesquisadoras é que o HTTPA seja voluntário.

“Não seria difícil transformar um site já existente em um site HTTPA. Em cada requisição HTTP, o servidor deve dizer, ‘OK, aqui estão as restrições de uso para este recurso’, e registrar a transação em log na rede de servidores específicos,” explicou Seneviratne.

Segundo ela, a rede de servidores para registro das transações poderia seguir o modelo adotado pelos servidores que hospedam arquivos BitTorrent ou fazem transações de Bitcoin.

Publicado anteriormente em Inovação Tecnológica

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário