Reset the Net, uma campanha contra a vigilância em massa na internet

Talvez você se lembre que, em 2012, diversos sites pela internet ficaram fora do ar durante um dia para protestar contra a SOPA, projeto de lei anti-pirataria que estava para ser votada no Congresso dos EUA. Agora empresas de internet se uniram novamente para uma campanha conjunta, desta vez para “reiniciar a internet”.

resetthenet

A campanha Reset the Net prepara a ação para o dia 5 de junho. Nesta data, sites e apps móveis deverão trocar a página inicial por uma splash screen azul com o nome da campanha. Reiniciar a internet, diz o Fight for the Future, a organização por trás da ação, significa lutar contra a espionagem em massa na internet como a da NSA.

A data escolhida não foi por acaso, dia 5 de junho completa um ano que os vazamentos de Edward Snowden começaram a ser divulgados e, portanto, um ano que o mundo sabe quegovernos espionam em massa o que fazemos na internet.

Além de substituir páginas iniciais pela internet, o Reset the Net também está distribuindo um pacote de privacidade com ferramentas gratuitas como Redphone (para chamadas telefônicas e mensagens de texto criptografadas), GPG (para email criptografado) e Pidgin (para mensagens instantâneas criptografadas).

Até o momento, a adesão ao Reset the Net está bem mais modesta do o protesto contra a SOPA e PIPA, quando gigantes como Google e Twitter se posicionaram contra os projetos. Desta vez, temos nomes DuckDuckGo, Imgur e Reddit, entre outros – são serviços populares, mas não tão poderosos como um Google. [Reset the Net via Wired]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=qKk8MHFLNNE[/youtube]

Fonte: Gizmodo

Ricardo Galossi
Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário