Noticias

Novo serviço de e-mail promete manter a NSA bem longe das suas mensagens

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) desenvolveram um serviço de e-mail criptografado – e eles prometem manter a Agência de Segurança Nacional (NSA) bem longe das suas mensagens.

protonmail

Chamado de ProtonMail, o serviço conta com criptografia end-to-end (a mesma que o Google recentemente liberou para os usuários corporativos do Apps).

Para quem não sabe, a criptografia end-to-end (ponto a ponto, em tradução livre) permite que o usuário envie e receba mensagens protegidas. Ou seja, a mensagem é criptografada de usuário para usuário e somente o remetente e o destinatário conseguem visualizar o seu conteúdo. “Por conta da nossa criptografia end-to-end, os seus dados são criptografados antes de chegarem ao nosso servidor. Não temos acesso às suas mensagens e, já que não podemos descriptografá-las, também não podemos compartilhá-las com terceiros”, explica a empresa em seu site.

Atualmente a maioria dos serviços utilizados na web, como Facebook e Gmail, utilizam a criptografia para proteger as mensagens, mas somente entre seus usuários e o próprio servidor. Isso significa que até a mensagem chegar a um servidor terceiro ela estará livre para ser interceptada, caso alguém tenha interesse em dar aquela “espiadinha”.

O ProtonMail também conta com um recurso parecido com o Snapchat, onde o usuário pode programar e-mails para se autoeliminarem depois de estarem na caixa de entrada do destinatário por um determinado período de tempo. Além disso, o serviço estabeleceu seus servidores na Suíça, onde as leis de privacidade e segurança são levadas bastante à sério.

Atualmente o ProtonMail está em fase beta e, sim, pode ser usado por qualquer pessoa (você pode se inscrever para o serviço clicando aqui).

Fonte: IdgNow

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário