Noticias

Conheça o Lavaboom, serviço de email criptografado que promete ser simples e livre de espiões

No ano passado, após os vazamentos de documentos por Edward Snowden, o Lavabit encerrou suas atividades. Ele era um serviço de email criptografado usado por Snowden, e foi encerrado repentinamente por, aparentemente, não ter a intenção de negociar com agentes federais dos EUA.

E, de certa forma, ele está de volta. Uma empresa alemã lança nesta semana um beta privado de um novo serviço de email a prova da NSA. Ele receberá o nome de Lavaboom – e será bem diferente do seu antecessor.

lavaboom

Segundo o The Register, o novo Lavaboom é um serviço gratuito de email que oferece 250MB de espaço. Parece pouco, mas seu destaque é a segurança extrema: criptografia de ponta a ponta e “privacidade com conhecimento zero”.

O objetivo do novo Lavaboom é oferecer um serviço de email seguro e livre de espionagem governamental que não seja complicado demais para afastar pessoas com pouco conhecimento em técnicas de criptografia. Apenas os usuários terão posse das chaves secretas para ler mensagens enviadas de uma pessoa para outra – o serviço só vai agir como um intermediário que transporta as mensagens criptografadas (é isso o que a Lavaboom chama de “privacidade com conhecimento zero” – o fato de nem eles conseguirem ler seus emails).

O Lavaboom é gratuito, mas também oferece planos premium para quem quiser mais espaço – para ter 1GB, você precisa pagar 8 euros por mês e ganha a autenticação em três etapas – as contas gratuitas oferecem apenas duas etapas. Por 1 euro por mês, você adiciona 100MB de espaço para seus emails.

Por enquanto ele funciona apenas em beta fechado e em desktop – a versão mobile deve ser lançada mais para frente. Para ler mais sobre o Lavaboom, confira o FAQ (em inglês) preparado pelos seus criadores. [The RegisterPC World]

Fonte: Gizmodo

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário