Sincronizando Anexos do Gmail Com o Google Drive

Pessoal nesse post irei dar uma dica muito funcional e acredito que vai ser bem interessante pra muita gente. Você costuma salvar arquivos de anexo importantes na nuvem de serviços como o Google Drive por exemplo? Particularmente utilizado o Gmail e o Google Drive diariamente, sendo que não é muito prático ficar salvando os anexos no Drive manualmente, pois então vamos automatizar isso.

Primeiramente é preciso decidir quais os anexos que devem ser salvos, se serão somente determinados arquivos ou todos. Pois bem, nesse post irei simular uma situação de anexos de um determinado email.

Passo 1

Crie um marcador no seu email do Gmail de sua escolha. Como exemplo irei utilizar o marcador “BACKUP”.

Obs: Não irei mostrar como cria um marcador no Gmail pois é algo muito simples.

Passo 2

Como falei anteriormente irei salvar os anexos de um determinado endereço de email. Para isso crie um filtro no seu Gmail especificando que todos os e-mails recebidos do endereço exemplo@dominio.com com algum anexo terá o marcador “BACKUP” atribuído.

Obs: Também não irei mostrar a criação de um filtro de email no Gmail.

Passo 3

Crie uma pasta no seu Google Drive para salvar os anexos. Irei criar a pasta com nome “Anexos Email”.

Passo 4

Clique no seguinte link para acessar o script Send to Google https://docs.google.com/spreadsheets/d/1OZHN47-UzRX8Oo6NMWYN4E1B2nrPnfmsNDOe6vazzlE/edit?usp=sharing

A planilha já está em Português

Clique no menu arquivo > fazer uma cópia…

Passo 5

Clique no menu “Gmail Attachments” > Step 1: Authorize. Clique em OK para confirmar e aceite os termos na nova janela.

Passo 6

Clique no menu “Gmail Attachments” > Step 2: Run Program. Clique em OK para confirmar a execução.

Agora os anexos das mensagens que contiverem o marcador “BACKUP” serão sincronizados com o Google Drive e depois disso serão marcadas com o “processed”.

Você pode para o Script a qualquer momento clicando no menu “Gmail Attachments” > Unistall (Stop).

Espero que essa dica ajude a todos, ela tem sido muito útil pra mim. Bem pessoal é isso ai, essa foi uma dica bem rápida mesmo, espero que ajude. Não esqueçam de curtir nossas páginas nas redes sociais, FacebookG+ e seguir o Guia do Ti no Twitter. Compartilhem e comentem esse artigo, isso é muito importante para divulgação do nosso trabalho.

Créditos: http://ctrlq.org

Ricardo Galossi
Siga me

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão.Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.
Ricardo Galossi
Siga me

Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

4 comentários em “Sincronizando Anexos do Gmail Com o Google Drive

  • 7 de agosto de 2015 em 11:18 am
    Permalink

    Bom dia Ricardo, excelente artigo. Funcionou comigo de prima.
    Gostaria de saber como posso alterar o script para que cada anexo ao ser salvo na pasta do google drive tenha uma concatenação entre o nome do anexo recebido no gmail e a data do recebimento do anexo.
    Por exemplo, recebo email de um serviço contendo um anexo sempre com o mesmo nome mas em datas diferentes. Ao salvar no google drive pelo script os arquivos são salvos com um numero sequencial porque no original todos possuem o mesmo nome. Arquivo, Arquivo(1), Arquivo(2), ….Gostaria de poder fazer Arquivo_yyyy-mm-dd

    abs,
    Gustavo

    Resposta
    • 7 de agosto de 2015 em 11:45 am
      Permalink

      Olá Gustavo.
      Teria que alterar o código fonte do script.

      Resposta
      • 11 de agosto de 2015 em 3:37 pm
        Permalink

        Olá Ricardo, como que edita o codigo fonte do script?

        Resposta
        • 11 de agosto de 2015 em 3:54 pm
          Permalink

          Menu “ferramentas” -> “editor de scripts…”

          Resposta

Deixe seu comentário