ArtigosDefensiveDicas

Iniciando Serviços do Chroot no Boot da Máquina Real

Pessoal nesse post irei mostrar como criar um pequeno script para montar o /proc do chroot, iniciar o sistema e os serviços necessários no boot da máquina real, esse tutorial é uma complementação do artigo Implantando um Ambiente Chroot, se você não viu vale a pena conferir, bem vamos ao que interessa.

Antes de tudo iremos instalar o pacote rcconf em nosso sistema original:

# aptitude install rcconf

Lembrando que não podemos ter dois serviços iniciados juntos, pois os processos são compartilhados, se por acaso tiver o ssh rodando no chroot e no sistema real irá responder o serviço que iniciou primeiro, então para que não haja conflitos iremos desativar o ssh do sistema real e desativa-lo no boot também:

# /etc/init.d/ssh stop

Agora execute a ferramenta que acabamos de instalar para manipular os serviços na inicialização do boot.

# rcconf

Desmarque a opção referente ao ssh e dê OK. Pronto após estas configurações acabamos com o problema de duplicidade de aplicação, vamos criar nosso script. Vá até o diretório /etc/init.d/ e crie o nosso script:

# cd /etc/init.d
# pico chroot-ssh

Adicione as seguintes linhas em nosso arquivo:

#!/bin/bash
mount --bind /proc /var/nome-do-seu-chroot/proc
chroot /var/nome-do-seu-chroot
/etc/init.d/ssh start

Salve e saia do arquivo, depois dê permissão de execução ao mesmo:

# chmod +x /etc/init.d/chroot-ssh

Agora marque-o para iniciar no boot:

# rcconf

Marque o nome “chroot-ssh” e dê OK. Depois reinicie a máquina e verifique se esta tudo OK.

Bem pessoal é isso ai, essa foi uma dica bem rápida mesmo, espero que ajude. Não esqueçam de curtir nossas páginas nas redes sociais, FacebookG+ e seguir o Guia do Ti no Twitter. Compartilhem e comentem esse artigo, isso é muito importante para divulgação do nosso trabalho.

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário