ArtigosServiços de Rede

Como Instalar e Configurar o Storage FreeNas 9.2.1.6

Pessoal, nesse post iremos abordar um passo-a-passo de como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNas. Mas caso você esteja se perguntando, “Que negócio é esse de FreeNas e Storage?”, calme, antes de começar a colocar a mão na massa, vamos entender o que é isso tudo.

Explicação Teórica do NAS

NAS (Network Attached Storage) ou comumente chamado de Storage, é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores. Esses dispositivos são muito utilizados em empresas que necessitam de um servidor interno para guardar documentos e outros itens que são compartilhados.
Fonte: Tecmundo

Explicação Teórica do FreeNas

FreeNas é um Storage (NAS) livre e de código aberto com suporte à: CIFS (Samba), FTP, NFS, rsync, protocolo AFP, iSCSI, S.M.A.R.T., autenticação local de usuários, RAID (0,1,5) via software e com uma configuração baseada em internet. O FreeNAS usa menos que 64MB de espaço para a instalação em um CompactFlash, disco rígido ou pen drive USB. FreeNAS é atualmente distribuído em forma de imagem ISO e código fonte.
logo-banner-freenas

Descrição do Ambiente de Laboratório

Estamos utilizando uma VM (Virtual Machine) no VirtualBox com 512 Mb de Ram, 1 core do processador Core2Duo e 3 Discos Virtuais, sendo eles um de 2 Gb e dois discos de 20 Gb cada.

Baixando o FreeNas

Bem antes de começar a fazer qualquer coisa precisamos obter a ISSO de instalação, para isso acesse a página de download do FreeNas  e baixe a ISSO de acordo com a arquitetura do seu hardware. Veja a imagem abaixo:

Download-Freenas 

Instalando Passo-a-Passo

Depois de baixar a ISO vamos começar a instalação do FreeNAs, antes é necessário criar uma VM no VirtualBox, caso não saiba como acesse: Criando uma VM no VirtualBox. Depois de iniciar a VM com a ISSO no drive será apresentada a seguinte tela.

 tela-install

Após o carregamento do sistema será mostrada a tela com a opção de instalação e/ou atualização, selecione a primeira opção e dê enter.

 Tela-install-freenas-1

Depois você verá uma tela com os discos contidos na VM, selecione o disco de 2 Gb e pressione enter.

 Tela-install-freenas-2

Depois de selecionar o disco você será questionado se realmente deseja instalar o sistema nesse HD e é avisado que todos os dados contidos nele serão apagados, selecione Yes e é so esperar o sistema ser instalado, é tudo bem rápido.

 Tela-install-freenas-3

Quando a instalação terminar você será informado que tudo ocorreu bem, dê OK, remova a ISO e reinicie a VM.

 Tela-install-freenas-5

Depois que você reiniciar a VM é só esperar o sistema ser carregado, será apresentada a tela abaixo, verifique o IP que o FreeNas recebeu e acesse esse IP pelo seu navegador de preferência.

 Tela-install-freenas-6

Quando você acessar o FreeNas pelo navegador, você será solicitado para criar uma senha para o usuário root, assim como a imagem abaixo.

 Tela-web-freenas-6

Depois que você acessar página inicial do FreeNas clique em “Settings” e mude as configurações básicas de acordo com suas preferências, na imagem abaixo nós alteramos as configurações de protocolo, endereço de acesso, idioma, teclado e hora.

Tela-web-freenas-7

Conclusão

Pronto, seu Storage FreeNas já está instalado e pronto para ser usado, lógico que ainda será preciso configurar os serviços nele, mas não se preocupe, nos próximos posts nós do Guia do Ti iremos abordar a configuração desses serviços. Espero que tenham curtido. Não esqueçam de curtir nossa página no Facebook e comentar. Abraços e até a próxima.

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

9 thoughts on “Como Instalar e Configurar o Storage FreeNas 9.2.1.6

  • Elisa

    Parabéns pelo post Ricardo, estou lutando na configuração do Freenas, principalmente no serviço LDAP, espero que aborde numa próxima essa ferramenta que o Freenas disponibiliza.Sucesso

    Resposta
    • Ricardo Galossi

      Oi Elisa,
      Obrigado. Posso abordar sim, só tenho que dar uma olhada na documentação antes, pois nunca configurei o serviço de LDAP no Freenas, o próximo post vou fazer do serviço iSCSI. Abs.

      Resposta
  • Davi Santos

    Ola, Muito obrigado pelo post, gostaria de saber se no Freenas existe alguma ferramenta para eu saber quando um usuário apagou uma pasta ou modificou de alguma forma a mesma. Vi que tem uma seção de relatorios porém a mesma esta desativa e não sei cimo ativar.

    Grato desde já!

    Resposta
  • Vladimir Almeida

    Boa Noite Ricardo, Gostei do post, porém fiquei com algumas dúvidas, poderia me ajudar? é o seguinte, vi que vc instalou o freenas num hd de 2GB e com outros 02 hd de 20GB, o que entendi foi que instalou o S.O no de 2GB e os outros 02 são para arquivos e backup,´esta correto minha informação? agora lhe pergunto, queria montar um com 02 hds de 02 TB porém o primeiro sendo usado para arquivos e o segundo como raid (espelhando o primeiro), seria melhor eu instalar o freenas em um hd menor e deixar os dois hds livres pra criar hd de arquivo e hd de backup ou posso instalar no de 02 tb e usar o restante do disco pra trabalhar com arquivos?

    Obrigado pela força!

    Resposta
    • Ricardo Galossi

      Correto, a instalação foi no HD de 2Gb. É aconselhado q a instalação seja feita em um HD separado, abs.

      Resposta
  • Boa tarde amigo, quero implantar o freenas em um cliente, porém ele já tem um hd anexado a um servidor de compartilhamento “Win”.
    É possivel colocar este HD já com os arquivos no freenas sem precisar formatar?

    Resposta
  • edson

    gostaria de saber como faço para configurar o freenas para ingressar em um dominio samba4, onde seja possível dar permissões nas pastas dos servidor freenas e sef acessado pelos usuário do dominio.
    Valeu.

    Resposta
  • Esse sistema não permite aplicar permissões de acesso para um “grupo” somente para “usuários” e mesmo assim não descobri como aplicar permissões diferentes para múltiplos usuários no mesmo compartilhamento! 🙁

    Resposta

Deixe seu comentário