ArtigosOffensive

Como Instalar o Nessus Vulnerability Scanner 5.2.7 no Linux

Pessoal recentemente publiquei um artigo de como instalar o Nessus Vulnerability Scanner no Windows, para aqueles que não viram acessem: Como Instalar o Nessus Vulnerability Scanner 5.2.7 no windows. o Nessus Vulnerability Scanner é um scanner de segurança de rede poderoso e fácil de usar, com um banco de dados de plugins abrangente e atualizado diariamente.

Atualmente, é considerado um dos  principais produtos do seu gênero em todo o setor de segurança e conta com o apoio de  organizações profissionais de segurança da informação, como o Instituto SANS. O Nessus Vulnerability Scanner também permite verificar especificações de conformidade, violações de políticas de conteúdo e outras anomalias em um computador local ou remoto.

Explicação Teórica Sobre o Nessus Vulnerability Scanner

O Nessus Vulnerability Scanner é um programa de verificação de falhas/vulnerabilidades de segurança. Ele é composto por um cliente e servidor, sendo que o scan propriamente dito é feito pelo servidor. O nessusd (servidor Nessus) faz um port scan ao computador alvo, depois disso vários scripts (escritos em NASL, Nessus Attack Scripting Language) ligam-se a cada porta aberta para verificar problemas de segurança. O Nessus Vulnerability Scanner ajuda a identificar e resolver estes problemas antes que alguém tire vantagem destes com propósitos maliciosos.
Fonte: Wikipedia

Como Obter o Código de Ativação 

Antes de qualquer coisa precisamos nos registrar no site da Tenable para receber o código de ativação, para isso acesso:Registre-se na Tanable. Depois de se registrar você receberá um email da Tebable com o código de ativação do Nessus Vulnerability Scanner. 

Download do Nesseus Vulnerability Scanner

Agora que você já se registrou e esta com seu código de ativação em mãos é hora de fazer o download e começar a instalação. Para fazer o download do Nessus Vulnerability Scanner acesse: Download do Nessus Vulnerability Scanner. Selecione o tipo de sistema operacional desejado, em nosso caso iremos baixar a versão para Ubuntu 32bits. Quando fizer o download aceite o termo de licença.

Instalação

A instalação do Nessus Vulnerability Scanner no Linux é tão fácil quanto no Windows. Depois de fazer o download do Nessus basta executar:

# dpkg -i Nessus-5.2.6-ubuntu1110_i386.deb

Veja a imagem:

Depois de instalar, basta iniciar o Nessus com o seguinte comando:

# /etc/init.d/nessusd start

E depois acessar o Nessus em seu browser de preferência pelo endereço:

https://Seu-Ip:8834

Agora é só acompanhar as imagens a seguir.

Agora crie um usuário e defina a senha, depois clique em Next.

Na próxima tela você ira colocar o código que você recebeu no email e depois clicar em next.

Depois que o código for validado você irá clicar em Download Plugins para iniciar o download dos plugins, dependendo da velocidade da sua internet esse passo pode demorar um pouco.

Depois você ira logar com o usuário e senha que você definiu anteriormente e acessar a página inicial do Nessus Vulnerability Scanner.

Conclusão

Bem pessoal, agora seu Nessus Vulnerability Scanner esta pronto para ser usado, mas isso vai ficar para os próximos posts, mas vou deixar aqui o manual oficial da Tenable da versão 5 do Nessus Vulnerability Scanner, acesse: Manual Nessus 5. Espero que tenho curtido, não esqueçam de curtir nossas páginas nas redes sociais e compartilhar nosso posts.

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

2 thoughts on “Como Instalar o Nessus Vulnerability Scanner 5.2.7 no Linux

  • Emerson M. Conceição

    Otimo Post.

    Abraços

    Resposta
    • Ricardo Galossi

      Obrigado Emerson.

      Resposta

Deixe seu comentário