ArtigosDicas

Coletando Informações de Hardware no Linux

Pessoal nesse post irei abordar o uso de uma ferramenta muito legal para coleta de informações do hardware. Muita gente precisa realizar relatórios periódicos em seu parque computacional e ficar percorrendo o /proc não é uma tarefa muito agradável. Ter um lugar que contenha todas informações do hardware seria bem melhor, é ai que entra o LSHW.

Descrição do LSHW

lshw é uma pequena ferramenta para fornecer informações referentes ao conjunto de hardware que compõe sua maquina, ele possui uma enorme eficiência em mostrar a configuração exata de seu processador, bem como a velocidade, quantidade de clock e cache. Enfim, todos os componentes ou peças que formam seu computador. Também é capaz de identificar a versão do software ou firmware que controlam o hardware, e faz isso de forma precisa e eficiente. 

Instalação

Para instalar o LSHW execute:

# aptitude install lshw

Depois de instalado, o processo para coleta de informações é bem simples, basta executar:

# lshw

Ou para arquivar as informações em um arquivo de texto, execute:

# lshw >> coleta-hardware-08-14.txt

Bem pessoal é isso ai, essa foi uma dica bem rápida mesmo, espero que ajude. Não esqueçam de curtir nossas páginas nas redes sociais, FacebookG+ e seguir o Guia do Ti no Twitter. Compartilhem e comentem esse artigo, isso é muito importante para divulgação do nosso trabalho.

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário