Noticias

Criador do Minix: Andrew Tanenbaum Vai se Aposentar em Outubro

Quando Linus Torvalds anunciou publicamente o Linux, o Minix de Andrew Tanenbaum já era reconhecido, a ponto de Linus incluir no final da sua mensagem o aviso de que o sistema dele não continha código do Minix.

captura-de-tela

O Minix era, na época, um Unix liberal mas não-livre, a licença custava US$ 69 – criado por Andrew Tanenbaum para fins educacionais. Sua versão inicial, em 1987, tinha o código-fonte completo exposto em um livro de Tanenbaum sobre projeto e implementação de sistemas operacionais, exemplificando os conceitos apresentados. Fonte e binários acompanhavam o livro, em um disquete.

Linus estudou e conheceu o Minix antes de começar a escrever o Linux – as compilações iniciais do seu kernel eram feitas em seu 386 rodando o Minix, e algumas características do sistema de Tanembaum ajudaram a moldar as versões iniciais do sistema de Torvalds – incluindo o formato do sistema de arquivos.

Mas havia diferenças importantes também, incluindo a opção de Linus por um kernel monolítico, contrastando com a arquitetura baseada em microkernels adotada e defendida no Minix. Essa divergência levou a um célebre debate entre os 2 autores, iniciado em 1992 e que continuou, com longas pausas, até 2006.

Agora Tanenbaum começou a preparar sua aposentadoria, marcada para outubro, quando dará uma aula especial marcando o final de seus 42 anos na Universidade de Vrije, na Holanda.

Publicado anteriormente em Br Linux

Ricardo Galossi
Siga me
Últimos posts por Ricardo Galossi (exibir todos)

Ricardo Galossi

É um apaixonado por segurança da informação, atua profissionalmente há mais de 7 anos na área de tecnologia da informação, onde é focado em análise de vulnerabilidades e testes de invasão. Criou o blog Guia do TI para compartilhar conhecimento, ajudar os mais novos, incentivar debates e manter a comunidade atualizada com as principais notícias da área de TI.

Deixe seu comentário